Diálogo com a Mãe Natureza

Consideramos que o resgate de valores ecológicos pautados na lógica dos sistemas vivos deve ser semeado através de práticas ambientais educativas, simultaneamente reflexivas e ativas.

Apresentamos a Alimentação Viva integrada com os Sistemas Agroflorestrais de Produção de Alimentos para viver e aprender com a vida em expansão, transformação e continuidade.

Conhecimento e prática estão associados à percepção de conexão com a Terra e suas espécies vivas.

Nossas ações:

Projetos de convívio com a Alimentação Viva em escolas

Educação infantil-Ensino fundamental I e II - Ensino Médio

Uma pedagogia que reúne consciência, ação e sensibilidade no estímulo à aprendizagem.

Nossos principais materiais didáticos são sementes germinadas, brotos e vegetais crus in natura: alimentos concentradores de maior vitalidade.

Incentivamos a produção doméstica de alimentos, pois acreditamos que tal envolvimento reorganiza o convívio humano, quando re-introduz aos ciclos vitais presentes na natureza.


Alimento: tudo o que nos mantém vivos

Compreendemos que o ato de se alimentar envolve mais do que comer e digerir.

Para nós, o verdadeiro alimento estaria em fontes geradoras de vitalidade encontráveis na natureza e nas relações que temos conosco e com os outros.

Nos alimentamos de vento, de água, de sol, de afeto, de amor, de alegria e de simplesmente estar em ambientes ao ar livre, onde há um contato maior com esses elementos que geram a vida.

Reencontramos, assim, um referencial da humanidade vivente há 13.000 anos neste Planeta.

Contatos:

Contato:

Aline Chaves: montanhazul@hotmail.com

domingo, 26 de julho de 2009

Humanidade e resgate: a percepção dos ciclos vitais presentes na natureza





Humano, do latim húmus, que significa terra fértil.





Resgatar a humanidade presente em cada um é perceber que nunca deixamos de fazer parte dos ciclos vitais dinâmicos presentes na natureza.

Que somos todos um com tudo!

Acreditamos que pedagogia oferecida pela Alimentação Viva provoca uma gradual ruptura com os paradigmas contemporâneos de isolomanento e de separação da natureza característicos das sociedades atuais.





Nos ciclos alimentares vemos o plantio, o cultivo, o preparo coletivo da refeição, o canto de agradecimento, o com-partilhamento com o outro, a compostagem e as novas semeaduras como partes indissociáveis na composição da trama da vida.

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