Diálogo com a Mãe Natureza

Consideramos que o resgate de valores ecológicos pautados na lógica dos sistemas vivos deve ser semeado através de práticas ambientais educativas, simultaneamente reflexivas e ativas.

Apresentamos a Alimentação Viva integrada com os Sistemas Agroflorestrais de Produção de Alimentos para viver e aprender com a vida em expansão, transformação e continuidade.

Conhecimento e prática estão associados à percepção de conexão com a Terra e suas espécies vivas.

Nossas ações:

Projetos de convívio com a Alimentação Viva em escolas

Educação infantil-Ensino fundamental I e II - Ensino Médio

Uma pedagogia que reúne consciência, ação e sensibilidade no estímulo à aprendizagem.

Nossos principais materiais didáticos são sementes germinadas, brotos e vegetais crus in natura: alimentos concentradores de maior vitalidade.

Incentivamos a produção doméstica de alimentos, pois acreditamos que tal envolvimento reorganiza o convívio humano, quando re-introduz aos ciclos vitais presentes na natureza.


Alimento: tudo o que nos mantém vivos

Compreendemos que o ato de se alimentar envolve mais do que comer e digerir.

Para nós, o verdadeiro alimento estaria em fontes geradoras de vitalidade encontráveis na natureza e nas relações que temos conosco e com os outros.

Nos alimentamos de vento, de água, de sol, de afeto, de amor, de alegria e de simplesmente estar em ambientes ao ar livre, onde há um contato maior com esses elementos que geram a vida.

Reencontramos, assim, um referencial da humanidade vivente há 13.000 anos neste Planeta.

Contatos:

Contato:

Aline Chaves: montanhazul@hotmail.com

terça-feira, 28 de julho de 2009

À caminho de uma Cultura Permanente...

O mundo é um ser vivo!

A exemplo disso, vemos na cultura formadora de hábitos e escolhas dos nossos antepassados originais uma permanência dinâmica e evolutiva no uso dos recursos naturais.
Populações tribais, povos indígenas e agricultores organizados nas sociedades pré-industriais possuíam uma sabedoria em comum que permitia a continuidade das suas ações: respeito pelo uso da terra.
Hoje, a instalação de uma Permacultura (cultura permanente) se faz cada vez mais necessária para a criação de pensamentos, estruturas, organizações, ações e estilos de vida sustentáveis e, portanto, consonantes com a realidade do mundo vivo em que vivemos.
Nossa prática pedagógica com a Alimentação Viva permite reencontrar valores primários cultivados pelas sabedorias ancentrais na relação com a terra, com as pessoas, com as necessidades cotidianas e com a valorização do corpo como um primeiro ambiente a ser preservado para garantir a permanência de qualquer cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário